Ketil Haugsand

  < Voltar Atrás >

   
NOTAS BIOGRÁFICAS - BIOGRAPHICAL NOTES - Ketil Haugsand
   
Ketil Haugsand iniciou os seus estudos musicais em Trondheim e Oslo tendo posteriormente frequentado cursos em Praga e Haarlem. Obteve em 1973 o Diploma de Solista e em 1975 o muito cobiçado Prix d'Excellence no Conservatório de Amsterdam sob a orientação de Gustav Leonhardt.
Durante o período de 1974 a 1994 foi Professor na Academia de Música do Estado da Noruega onde leccionou repertório para cravo, baixo cifrado, pianoforte, órgão (Música Antiga) e onde orientou ainda classes de conjunto de música barroca e clássica em instrumentos originais. Faz parte do corpo docente da Hochschule für Musik em Colónia, onde lecciona cravo desde Outubro de 1994, sendo um dos professores mais procurados naquele instrumento. Tem sido convidado regularmente para integrar o corpo docente dos cursos internacionais de Verão em Trondheim e é membro fundador da Academia de Música Antiga de Lisboa, tendo leccionado cravo nos seus cursos em Lisboa e Porto desde o seu início.
Em Novembro de 1969, Ketil Haugsand iniciou a sua carreira concertística tendo vindo a desenvolver desde essa data uma intensa actividade neste campo. Apresentou-se, como solista, em recital, e integrado em orquestras e agrupamentos de câmara em numerosos países da Europa, em Israel e nos Estados Unidos. Colaborou com artistas como Jaap Schröder, Wieland e Barthold Kuijken, Marie Leonhardt e Frans Brüggen. Os concertos e gravações do seu duo de Viola da Gamba e Cravo, que constitui com Laurence Dreyfus, têm vindo a obter grandes sucessos internacionais, merecendo especial destaque as interpretações de obras de L. Marchand e J.S. Bach. O seu último disco com as Pièces de Clavecin en Concert de Rameau com Katherine Macintosh e Laurence Dreyfus foi nomeado para o prémio Gramaphone.
Director artístico dos agrupamentos Arte Real Ensemble e Orquestra Barroca da Noruega, deslocou-se a Portugal com esta orquestra para dois concertos no Festival de Coimbra um dos quais com música sacra e profana de Carlos Seixas, programa que foi posteriormente gravado para a EMI/Virgin.
Ketil Haugsand dedica-se também à construção e restauro de cravos sendo frequentemente consultado para esse efeito.
    Ketil Haugsand started his musical studies in Trondheim and Oslo. Later he pursued his studies in Prague and Haarlem. In 1973 he was awarded the Solo Diploma and in 1975 the prestigious Prix d'Excellence at the Amsterdam Conservatory where he studied under Gustav Leonhardt.
From 1974 until 1994, Ketil Haugsand was full time assistant professor at the Norwegian State Academy of Music in Oslo where he taught harpsichord repertoire, figured bass, pianoforte, early organ repertoire and coached baroque and classical ensemble on early instruments. Since 1994 he teaches at the Hochschule für Musik in Cologne, where he is a highly sought professor of harpsichord. He is regularly invited to teach in the International Summer Courses for Early Music in Trondheim, and is a founding member of the Academia de Música Antiga de Lisboa, having led the harpsichord class at its Lisbon and Porto Early Music courses since their inception. He takes part as jury member at international competitions for harpsichord in Leipzig, Warsaw and Prague.
Since his debut in November '69, Ketil Haugsand has been steadily building his career as a performing artist, both in recital, as soloist with orchestra and in chamber music, and has toured extensively in Europe, Israel and the U.S.. He has collaborated with artists like Jaap Schröder, Wieland and Barthold Kuijken, Marie Leonhardt and Frans Brüggen. His very well consolidated duo with the american Viola da Gamba player Laurence Dreyfus has won considerable international acclaim, both in concert and on CD, as have his recordings of harpsichord works by L. Marchand and J.S. Bach. His record of Rameau's Pièces de Clavecin en Concert with Katherine Macintosh and Laurence Dreyfus was nominated for the Gramophone award.
Ketil Haugsand is the artistic leader of the Arte Real Ensemble and of the Norwegian Baroque Orchestra. He travelled to Portugal with this orchestra for two concerts at the Coimbra Festival, one of which with music of Carlos Seixas that was later recorded for EMI/Vergin.
He has also been an active harpsichord maker and is often consulted with regard to restoring of old instruments or making and design of new ones.
   
   
    e-mail